domingo, 30 de outubro de 2016

Rios, Mares, Lagos e Oceanos. Quanto água há por aí?



Resultado de imagem para cachoeira com criancas

Os primeiros anos de vida são os mais favoráveis para desenvolver 
atitudes de respeito à natureza e a seus elementos.

Resultado de imagem para água para brincarResultado de imagem para água para brincar

Objetivos:
  • Criar uma inquietação saudável entre as crianças;
  • Possibilitar aprendizagens, estimulando a formação de valores e favorecendo a tomada de consciência sobre a importância da preservação do ambiente;
  • Instigar as crianças a conhecerem a vida no ambiente aquático.
Conteúdos:
  • Compreensão do uso social da água
  • Existência de água como condição de vida na Terra
  • Conhecimento de algumas características de animais que vivem na água
Orientações Didáticas:

- Apresentar para a turma algumas imagens em slides para que as crianças observem, comentem e descrevam oralmente a cena.
- Chamar a tenção das crianças lendo o título da aula "Rios, Mares, Lagos e Oceanos. Quanto água há por aí?"
- Enriquecer a observação das crianças com perguntas que instiguem a discussão sobre cuidados com o nosso meio ambiente, em especial a água do nosso planeta.
- Dar continuidade à discussão perguntando se as crianças sabem quais são nossos deveres e direitos para ajudar a preservar o ambiente, ou seja, problematizar as atitudes humanas em relação à problemática da água.
- Ver o vídeo Água;
- É importante sensibilizar! Vamos conhecer um importante documento a Carta da Terra, assistindo aos vídeos:
- Registrar o que as crianças já sabem em cartazes com desenhos feitos por elas.


"Com as oportunidades que lhe são oferecidas, com a intenção de conhecer a produção humana, sua maneira de se expressar, sentir e construir conhecimentos será mais rica. (CARVALHO; KLISYS; AUGUSTO, 2006, P.43)

Referências:

STIVAL, Simone. Educação infantil: grupo 5: integrado por eixos-Curitiba: Positivo, 2012.
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=KpXW7JJi9Ok Acesso em 30/10/2016
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mx4Qc7U81PA Acesso em 30/10/2016

6 comentários: