quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Animais em Extinção

PLANO DE AULA





Eixos Temáticos: Cultura oral e escrita; Natureza, Cultura: diversidade; Linguagem da arte

Objetivos:

  • Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
  • Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização;
  • Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  • Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção durante a confecção do painel;
Conteúdo:
Animais em extinção

Desenvolvimento:

  • Na rodinha de conversa apresentar aos alunos a palavra “EXTINÇÃO” utilizando o recurso *“papa-nomes”; Explicar que a extinção é a morte, o desaparecimento total de todas as espécies. Fazer uma breve apresentação do tema animais em extinção utilizando um fantoche de animal;



  • Dialogar estimulando a expressão dos sentimentos sobre o significado da palavra extinção dos animais;
  • Em seguida assistir aos vídeos: Extinção dos animais (disponibilizado no youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=bo9kZ1GSr3E)






  • Em seguida ver também o vídeo: Diga não a extinção: Projeto executado pelo Infantil V da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus (https://www.youtube.com/watch?v=wD0xnyAaXTY)





  • Assistir a apresentação dos slides sobre: Animais em extinção.
  • Procurar em revistas e livros figuras de animais em extinção, desenhar os animais com canetinhas coloridas e montar um painel;
  • Gravar um vídeo na área verde da escola com os depoimentos dos alunos sobre o que aprenderam e o que mais chamou sua atenção;
  • Expor o trabalho realizado por eles, o painel e em outro momento o depoimento gravado.

Recursos Pedagógicos
Papa-nomes, fantoche,computador interativo, google slides, revistas, livros tesoura, cola, canetinhas coloridas, papel madeira, smatphone.

Avaliação:
Será realizada em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula, observando o comportamento do educando no cumprimento das atividades propostas, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

Referências:
Extinção dos animais. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bo9kZ1GSr3E. Acesso em 16.10.2016
Diga não a extinção: Projeto executado pelo Infantil V da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wD0xnyAaXTY. Acesso em 16.10.2016


3 comentários:

  1. Boa noite colega Lucélia, muito bom seu plano de aula, o desenvolvimento bem explicado, passo a passo, e a interatividade dos alunos com o tema por meio das metodologias excelente. Parabéns.
    Colega Eva Veiga

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, seu blog está muito fofo, a sua iniciativa de mostrar a sua rotina em sala de aula, com imagens e atividades deixou o seu blog muito interessante, você está colaborando com outros educadores com as propostas de atividades, isso é muito positivo.

    ResponderExcluir