terça-feira, 8 de novembro de 2016

Identidade afro-brasileira e construção de uma autoimagem positiva



Ninguém é igual a ninguém. Ser diferente é normal.


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor, para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem também aprender a amar."     
 [NelsonMandela]





SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CULTURA AFRO-BRASILEIRA


EIXOS TEMÁTICOS: Natureza, cultura: Diversidade; Linguagem da arte; Cultura oral e escrita; Corpo e Movimento.

CONTEÚDO:
  •  Identidade afro-brasileira e construção de uma autoimagem positiva.
  •  Influências africanas;
  • O valor e a importância do Patrimônio Cultural Brasileiro;
  • Experiências com o corpo: cuidados, brincadeiras, movimento expressivo e a música;


OBJETIVOS:
  • Desenvolver atitudes de valorização e respeito às pessoas negras, à sua descendência africana, à sua cultura e à sua história;
  • Contribuir para a diminuição do processo de exclusão social e incorporação do preconceito pelas crianças;
  • Possibilitar o conhecimento da diversidade cultural da criança negra. 


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

1ª etapa - Organizar uma rodinha de conversa e apresentar para as crianças usando o Globo Terrestre o Continente Africano. Explicar um pouco sobre a história desse povo que muito contribuiu para a nossa cultura, ressaltando a importância da cultura afro-brasileira enquanto cultura do povo brasileiro, sendo este em sua maioria afrodescendente.

- Trabalhando a identidade das crianças e dospovos da nação brasileira: Solicitar um dia antes as crianças para trazerem fotos das pessoas da sua família: avó, avô, mãe, pai e irmãos. Mostrar as fotos e conversar com cada um que somos descentes de uma mistura de raças: negro, índio, europeu, etc. Originando esse povo lindo - o Brasileiro. Em seguida montar um varal usando as fotos trazidas e imagens  de revistas do nosso povo.

2ª etapa - Assistir aos vídeos: Ninguém é igual a ninguém - musical



As trigêmeas na África - Conhecendo a África



Um pouco de literatura Africana: Bruna e a Galinha d'Ángola







3ª etapa - Levar para  a sala de aula pedacinhos de tecidos coloridos recortados em formato de vestido, pedir as crianças para colar e  desenhar as partes do corpo: cabeça, braços e pernas imaginando a imagem de Bruna do vídeo que assistiram. Com a palma das mãos da criança desenhar em volta a mãozinha, representando a galinha d'angola, poderá também se preferir pintar com tinta guache preta a mãozinha. Expor a arte das crianças para apreciação da turma.












4ª etapa - Apreciando penteados africanos - Fazer penteados nas alunas (tranças) e fotografá-las, estimulando positivamente a imagem do afro-descendente.










Ver os vídeos:

O Cabelo de Lelê - Valéria Belém





As tranças de Bintou - Sylviane A. Diouf


Pesquisar e recortar de revistas cabelos africanos - montar um cartaz.

Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado



- Expressar por meio do desenho a família da Menina Bonita do laço de fita e família do coelhinho da história.

Essa proposta didática tem a finalidade de entendermos que as contribuições dos negros no patrimônio cultural, político e social no desenvolvimento da sociedade brasileira é de fundamental importância. Trabalhar nas séries iniciais a questão da diversidade racial, valorizar e respeitar as diferenças, é uma forma de promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral. E dessa maneira procurando romper com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.



Avaliação:

Será por meio das ações desenvolvidas desde o seu momento inicial até o término da realização das mesmas pelas crianças, e todos os envolvidos, através da produção, observação e análise da documentação fotográfica, conversas e depoimentos colhidos considerando-se o envolvimento e participação de todos.





2 comentários:

  1. Parabéns minha colega! Eu conheço seu trabalho e sua competência. Usar o blog para divulgar é uma contribuição excelente para todos nós, na área da educação infantil. Essa semana trabalhei com: o cabelo de Lelê, Menina Bonita do Laço de Fita, Bruna e a Galinha d'Angola, Mariazinha e a Bonequinha Preta, Porém não conhecia os demais.

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  2. Fico feliz em poder contribuir. Essa temática sobre as contribuições e influências da cultura africana na nossa cultura precisa ser disseminada sem preconceito. Nas séries iniciais se oportuniza esse conhecimento de forma a sensibilizar o nosso povo de todas essas contribuições presentes na nossa nação.

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