Ninguém é igual a ninguém. Ser diferente é normal.
"Ninguém
nasce odiando outra pessoa pela cor, para odiar, as pessoas precisam aprender
e, se podem aprender a odiar, podem também aprender a amar."
[NelsonMandela]
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CULTURA AFRO-BRASILEIRA
EIXOS TEMÁTICOS: Natureza, cultura: Diversidade; Linguagem da arte; Cultura oral e escrita; Corpo e Movimento.
CONTEÚDO:
- Identidade afro-brasileira e construção de uma autoimagem positiva.
- Influências africanas;
- O valor e a importância do Patrimônio Cultural Brasileiro;
- Experiências com o corpo: cuidados, brincadeiras, movimento expressivo e a música;
OBJETIVOS:
- Desenvolver atitudes de valorização e respeito às pessoas negras, à sua descendência africana, à sua cultura e à sua história;
- Contribuir para a diminuição do processo de exclusão social e incorporação do preconceito pelas crianças;
- Possibilitar o conhecimento da diversidade cultural da criança negra.
1ª etapa - Organizar uma rodinha de conversa e apresentar para as crianças usando o Globo Terrestre o Continente Africano. Explicar um pouco sobre a história desse povo que muito contribuiu para a nossa cultura, ressaltando a importância da cultura afro-brasileira enquanto cultura do povo brasileiro, sendo este em sua maioria afrodescendente.
- Trabalhando a identidade das crianças e dospovos da nação brasileira: Solicitar um dia antes as crianças para trazerem fotos das pessoas da sua família: avó, avô, mãe, pai e irmãos. Mostrar as fotos e conversar com cada um que somos descentes de uma mistura de raças: negro, índio, europeu, etc. Originando esse povo lindo - o Brasileiro. Em seguida montar um varal usando as fotos trazidas e imagens de revistas do nosso povo.
2ª etapa - Assistir aos vídeos: Ninguém é igual a ninguém - musical
As trigêmeas na África - Conhecendo a África
Um pouco de literatura Africana: Bruna e a Galinha d'Ángola
3ª etapa - Levar para a sala de aula pedacinhos de tecidos coloridos recortados em formato de vestido, pedir as crianças para colar e desenhar as partes do corpo: cabeça, braços e pernas imaginando a imagem de Bruna do vídeo que assistiram. Com a palma das mãos da criança desenhar em volta a mãozinha, representando a galinha d'angola, poderá também se preferir pintar com tinta guache preta a mãozinha. Expor a arte das crianças para apreciação da turma.
4ª etapa - Apreciando penteados africanos - Fazer penteados nas alunas (tranças) e fotografá-las, estimulando positivamente a imagem do afro-descendente.


Ver os vídeos:
O Cabelo de Lelê - Valéria Belém
As tranças de Bintou - Sylviane A. Diouf
Pesquisar e recortar de revistas cabelos africanos - montar um cartaz.
Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado
- Expressar por meio do desenho a família da Menina Bonita do laço de fita e família do coelhinho da história.
Essa proposta didática tem a finalidade de entendermos que as contribuições dos negros no patrimônio cultural, político e social no desenvolvimento da sociedade brasileira é de fundamental importância. Trabalhar nas séries iniciais a questão da diversidade racial, valorizar e respeitar as diferenças, é uma forma de promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral. E dessa maneira procurando romper com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
Parabéns minha colega! Eu conheço seu trabalho e sua competência. Usar o blog para divulgar é uma contribuição excelente para todos nós, na área da educação infantil. Essa semana trabalhei com: o cabelo de Lelê, Menina Bonita do Laço de Fita, Bruna e a Galinha d'Angola, Mariazinha e a Bonequinha Preta, Porém não conhecia os demais.
ResponderExcluirFico feliz em poder contribuir. Essa temática sobre as contribuições e influências da cultura africana na nossa cultura precisa ser disseminada sem preconceito. Nas séries iniciais se oportuniza esse conhecimento de forma a sensibilizar o nosso povo de todas essas contribuições presentes na nossa nação.
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