quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DE OLHO NOS BICHOS!


PLANO DE AULA


EIXOS TEMÁTICOS: Natureza, Cultura: Diversidade, Relações Matemáticas. Cultura oral e escrita.


CONTEÚDO: Gênero textual Poema - A reunião do bichos




OBJETIVOS:
  • Instigar a imaginação das crianças sobre a cena que se passa no texto;
  • Estabelecer relação entre quantidades e o registro gráfico que as representa;
  • Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias e relatar suas vivências nas mais diversas situações de interação.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

  • Organizar as crianças em uma roda de conversa, em seguida questionar as crianças: Reunião de bichos? O que será que isso quer dizer? Animal faz reunião? Para decidir o que?
  • Logo após, pedir atenção das crianças para ouvir a leitura do poema: A reunião dos bichos (GASPARELLO, Anvimar. Texto não publicado, Curitiba, 2011)
  • Transcrever o texto antecipadamente em papel pardo:
A REUNIÃO DOS BICHOS

LÁ VEM A BICHARADA
DECIDIDA A LUTAR
PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS
QUE O HOMEM DEVE DESPERTAR!

UM TIGRE DE BRAÇOS CRUZADOS
VINHA NA FRENTE DOS SOLDADOS
ATRÁS, VINHA A GIRAFA E O GAVIÃO
OLHANDO, DE CIMA, A MULTIDÃO.

UM CACHORRO LATIA GROSSO
PEDINDO RESPEITO E INCLUSÃO
E O ZUMBIDO DAS DUAS ABELHAS,
LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

OS PEIXINHOS NÃO PARAVAM
 DE FALAR
E OS TRÊS SAPOS, DE COAXAR
OS DOIS CARACÓIS, MUITO DEVAGAR,
PEDIAM SEGURANÇA E HABITAT.

O JACARÉ, SE ARRASTANDO, PEDIA
SAÚDE, EDUCAÇÃO E MORADIA
E O TUCANO PEDIA LIBERDADE 
PARA VOAR A VONTADE.

DEPOIS DE TODA CONFUSÃO,
FOI LANÇADA UMA DECLARAÇÃO
A DO DIREITO DOS ANIMAIS
QUE AGORA, SÃO DIREITOS UNIVERSAIS.

  • Instigar a imaginação levantando hipóteses sobre a cena que se passa no texto;
  • Disponibilizar papel para as crianças desenharem os animais do texto, conforme as quantidades nele citadas. Depois, recorta-los e colá-los em volta do texto transcrito no papel pardo.
  • Ver o vídeo sobre os DIREITOS UNIVERSAIS DOS ANIMAIS - https://www.youtube.com/watch?v=bu3JzgNyviQ


  • Depois de ver o vídeo trocar ideias a respeito e registrar a fala delas em um texto coletivo.
  • Planejar uma visita, caso haja, na comunidade instituições que ajudam a cuidar dos animais. 
  • Registrar no texto coletivo, o nome da organização, o endereço, o telefone, o nome das pessoas responsáveis, para que as crianças façam a devida divulgação no caso de identificarem maus-tratos aos animais.
  • Questionar as crianças sobre a saúde dos animais. Escutar o que elas sabem sobre isso e introduzir o tema, dizendo o nome do profissional responsável para cuidar e medicar os animais: o médico veterinário. Se possível, convidar um profissional dessa área para conversar com as crianças.

ATIVIDADES
ESCOLA______________________________________________________
ALUNO (A)____________________________________________________


NESSA REUNIÃO, OS ANIMAIS DECLARARAM QUE TAMBÉM TÊM DIREITOS. QUANTOS ANIMAIS ESTIVERAM PRESENTES NA REUNIÃO? CONSULTE O TEXTO QUE ESTÁ EXPOSTO NO MURAL DA SALA E, USANDO NÚMEROS, REGISTRE A QUANTIDADE DE CADA ANIMAL.

__________________________

________________________







___________________
________________________


_______________________

__________________


___________________

________________________
____________________

___________________





SAÚDE ANIMAL

QUEM CUIDA DOS ANIMAIS QUANDO ELES ADOECEM? ANIMAL TEM MÉDICO? QUAL É O NOME QUE SE DÁ PARA OS MÉDICOS QUE TRATAM DE ANIMAIS?
COMPLETE A PALAVRA ABAIXO COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO E LEIA O NOME DADO AO MÉDICO QUE TRATA DE ANIMAIS:

V

T

R

N
Á

I


AGORA VOCÊ JÁ SABE MUITAS COISAS SOBRE A VIDA DOS ANIMAIS E OS CUIDADOS DE QUE ELES PRECISAM. ENTÃO, QUE TAL ESCREVER, NA FAIXA ABAIXO, UMA MENSAGEM PARA QUE TODAS AS PESSOAS RESPEITEM OS ANIMAIS?








REFERÊNCIAS:

Direito Universal dos Animais - https://www.youtube.com/watch?v=bu3JzgNyviQ Acesso em 02/11/2016
STIVAL, Simone. Educação infantil: grupo 5: integrado por eixos-Curitiba: Positivo, 2012.

3 comentários:

  1. Muito bom saber que os animais também têm direitos, embora na teoria.

    ResponderExcluir
  2. Nosso papel enquanto educadores é fazer conhecidos esses direitos e sensibilizar desde os anos iniciais para termos cidadãos mais conscientes no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a introdução deste assunto nas séries iniciais, isso faz com que muitos desenvolvam responsabilidade pelo meio ambiente e os seres vivos que nele habitam.
    Eva Veiga.

    ResponderExcluir