PLANO DE AULA
EIXOS TEMÁTICOS: Natureza, Cultura: Diversidade, Relações Matemáticas. Cultura oral e escrita.
CONTEÚDO: Gênero textual Poema - A reunião do bichos
OBJETIVOS:
- Instigar a imaginação das crianças sobre a cena que se passa no texto;
- Estabelecer relação entre quantidades e o registro gráfico que as representa;
- Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias e relatar suas vivências nas mais diversas situações de interação.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
- Organizar as crianças em uma roda de conversa, em seguida questionar as crianças: Reunião de bichos? O que será que isso quer dizer? Animal faz reunião? Para decidir o que?
- Logo após, pedir atenção das crianças para ouvir a leitura do poema: A reunião dos bichos (GASPARELLO, Anvimar. Texto não publicado, Curitiba, 2011)
- Transcrever o texto antecipadamente em papel pardo:
A REUNIÃO DOS BICHOS
LÁ VEM A BICHARADA
DECIDIDA A LUTAR
PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS
QUE O HOMEM DEVE DESPERTAR!
UM TIGRE DE BRAÇOS CRUZADOS
VINHA NA FRENTE DOS SOLDADOS
ATRÁS, VINHA A GIRAFA E O GAVIÃO
OLHANDO, DE CIMA, A MULTIDÃO.
UM CACHORRO LATIA GROSSO
PEDINDO RESPEITO E INCLUSÃO
E O ZUMBIDO DAS DUAS ABELHAS,
LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
OS PEIXINHOS NÃO PARAVAM
DE FALAR
E OS TRÊS SAPOS, DE COAXAR
OS DOIS CARACÓIS, MUITO DEVAGAR,
PEDIAM SEGURANÇA E HABITAT.
O JACARÉ, SE ARRASTANDO, PEDIA
SAÚDE, EDUCAÇÃO E MORADIA
E O TUCANO PEDIA LIBERDADE
PARA VOAR A VONTADE.
DEPOIS DE TODA CONFUSÃO,
FOI LANÇADA UMA DECLARAÇÃO
A DO DIREITO DOS ANIMAIS
QUE AGORA, SÃO DIREITOS UNIVERSAIS.
- Instigar a imaginação levantando hipóteses sobre a cena que se passa no texto;
- Disponibilizar papel para as crianças desenharem os animais do texto, conforme as quantidades nele citadas. Depois, recorta-los e colá-los em volta do texto transcrito no papel pardo.
- Ver o vídeo sobre os DIREITOS UNIVERSAIS DOS ANIMAIS - https://www.youtube.com/watch?v=bu3JzgNyviQ
- Depois de ver o vídeo trocar ideias a respeito e registrar a fala delas em um texto coletivo.
- Planejar uma visita, caso haja, na comunidade instituições que ajudam a cuidar dos animais.
- Registrar no texto coletivo, o nome da organização, o endereço, o telefone, o nome das pessoas responsáveis, para que as crianças façam a devida divulgação no caso de identificarem maus-tratos aos animais.
- Questionar as crianças sobre a saúde dos animais. Escutar o que elas sabem sobre isso e introduzir o tema, dizendo o nome do profissional responsável para cuidar e medicar os animais: o médico veterinário. Se possível, convidar um profissional dessa área para conversar com as crianças.
ATIVIDADES
ESCOLA______________________________________________________
ALUNO
(A)____________________________________________________
NESSA REUNIÃO, OS ANIMAIS DECLARARAM QUE TAMBÉM TÊM
DIREITOS. QUANTOS ANIMAIS ESTIVERAM PRESENTES NA REUNIÃO? CONSULTE O TEXTO QUE
ESTÁ EXPOSTO NO MURAL DA SALA E, USANDO NÚMEROS, REGISTRE A QUANTIDADE DE CADA
ANIMAL.
![]() |
__________________________ |
![]() |
________________________ |
![]() |
___________________ |
![]() |
________________________ |
![]() |
_______________________ |
![]() |
__________________ |
![]() |
___________________ |
![]() |
________________________ |
![]() |
____________________ |
![]() |
___________________ |
SAÚDE ANIMAL
QUEM CUIDA DOS ANIMAIS
QUANDO ELES ADOECEM? ANIMAL TEM MÉDICO? QUAL É O NOME QUE SE DÁ PARA OS MÉDICOS
QUE TRATAM DE ANIMAIS?
COMPLETE A PALAVRA ABAIXO
COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO E LEIA O NOME DADO AO MÉDICO QUE TRATA DE
ANIMAIS:
V
|
|
T
|
|
R
|
|
N
|
Á
|
|
I
|
|
AGORA VOCÊ JÁ SABE MUITAS
COISAS SOBRE A VIDA DOS ANIMAIS E OS CUIDADOS DE QUE ELES PRECISAM. ENTÃO, QUE
TAL ESCREVER, NA FAIXA ABAIXO, UMA MENSAGEM PARA QUE TODAS AS PESSOAS RESPEITEM
OS ANIMAIS?
|
REFERÊNCIAS:
Direito Universal dos Animais - https://www.youtube.com/watch?v=bu3JzgNyviQ Acesso em 02/11/2016
STIVAL, Simone. Educação infantil: grupo 5: integrado por eixos-Curitiba: Positivo, 2012.
Muito bom saber que os animais também têm direitos, embora na teoria.
ResponderExcluirNosso papel enquanto educadores é fazer conhecidos esses direitos e sensibilizar desde os anos iniciais para termos cidadãos mais conscientes no futuro.
ResponderExcluirMuito bom a introdução deste assunto nas séries iniciais, isso faz com que muitos desenvolvam responsabilidade pelo meio ambiente e os seres vivos que nele habitam.
ResponderExcluirEva Veiga.